sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Como tirar mofo de teto de banheiro ou parede para sempre


Você sabia que o bolor ou mofo está presente em todas as residências? Os esporos do mofo são fungos que se manifestam de forma característica como conhecida quando encontram local úmido. Muitas pessoas sofrem com doenças alérgicas devido ao mofo presente nos ambientes e nem se dão conta disso. Doenças como rinite, sinusite podem agravar com a presença deste fungo.
A seguir temos um passo a passo para eliminar a presença deste fungo.

como tirar mofo teto banheiro

Se seu teto de banheiro ou de qualquer cômodo de sua casa estiver mofado atente-se para duas possibilidades:



  • ou existe algum vazamento sobre o teto ou forro;
  • ou o mofo é proveniente de umidade gerado no próprio comodo, como é o caso de um banheiro, onde temos o vapor do chuveiro condensando na superfície do teto.

Partindo da primeira hipótese, onde o bolor é consequência de vazamento, verifique se existe marca de umidade como: bolhas na pintura, formas geométricas como círculos desenhados no teto. 



Caso esteja vendo isso tente imaginar de onde vem este vazamento, por exemplo, no caso de um apartamento onde os banheiros são construídos uns em cima dos outros, veja se o desenho formado corresponde a um vaso sanitário ou ralo de chuveiro. Constatado isso, entre em contato com o morador de cima avisando-o do ocorrido e solicite o conserto. Seu vizinho irá contatar um profissional para eliminar o vazamento e talvez seja necessário acessar este vazamento através do seu banheiro abrindo parte do forro. 



Caso seu vizinho recuse-se de efetuar o conserto, você poderá acionar o sindico de seu condomínio para intermediar tal situação. Em ultimo caso você poderá efetuar o conserto e acionar o juizado de pequenas causas, com os devidos recibos e notas fiscais em mãos, protocolando pedido de ressarcimento de custos provenientes da obra.


Se você mesmo faz este tipo de serviço, e o teto ou forro é feito de gesso, inicie perfurando o forro com uma broca e furadeira, cuidado para não introduzir a broca muito profundo de forma que perfure algum cano,  para abrir passagem a folha de serra ou serrote de gesso e corte o forro, em forma de quadrado para acessar o encanamento.

Localize o vazamento e conserte. O vídeo a seguir ilustra uma das possibilidades de vazamento que pode ocorrer.


Caso não tenha acontecido nada disso explanado anteriormente, podemos partir para a segunda hipótese onde temos bolor proveniente de umidade do recinto. Esta umidade pode vir de vapor de água de chuveiro, no caso de um banheiro, ou falta de ventilação em recintos sem janelas, por exemplo.

Vamos proceder da seguinte forma:

Obs.: Esta etapa complementa a primeira hipótese dando o acabamento necessário. 

Iniciamos os trabalhos com a eliminação do bolor através de pano úmido embebido em solução de água sanitária. e aqui cabe um aviso: CUIDADO: Não utilize borrifador com solução de água sanitária. Se a nevoa gerada pelo borrifador for inalada, poderá irritar as vias aéreas e provocar mal estar e até complicações mais graves.

Limpe o local com o pano e água sanitária retirando o mofo. Outro aviso: Não lixe o local afim de eliminar o mofo, pois os esporos irão se espalhar pela casa contaminando outros recintos e espalhando ainda mais o mofo.

Após retirar todo bolor, lixe a superfície com lixa para massa número 120 a fim de aumentar a aderência das camadas da tinta. 

Caso tenha bolhas na pintura ou o reboco esteja desagregando, retire as partes soltas com o auxilio de uma espátula.
Depois de lixar, aplique no mínimo 2 demãos de seladora ou tinta para gesso lixando entre demãos. Esta etapa é muito importante, irá selar a superfície isolando-a e preparando para receber as próximas etapas. 

Tampe os buracos com massa corrida ou gesso. No mercado existe dois tipos de gesso, o rápido e o lento. Caso opte pelo rápido, faça pequenas quantidades de massa pois o gesso endurece rápido. Lixe novamente deixando a superfície sem relevos.

Aplique novamente a seladora em no mínimo 2 demãos e lixe.

Agora podemos aplicar a pintura final. Utilize tinta esmalte sintético a base de solvente no acabamento que desejar, pode ser brilhante, acetinado ou fosco. O esmalte sintético, diferente das tintas acrílicas, forma um filme impermeável e mais resistente na superfície, repelindo a umidade. Aplique no mínimo 2 demãos cruzadas sempre lixando entre demãos. Mantenha as janelas e portas abertas durante os trabalhos, os odores das tintas podem irritar as pessoas mais sensíveis. Você também pode optar por tintas que não tem cheiro característico mas cuidado, alguns fabricantes utilizam odores que mascaram o cheiro de tinta mas que ainda pode prejudicar os mais sensíveis.

André Andradez

Engenheiro civil e
Gerente da 
desde 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário